sábado, 3 de maio de 2008

Placar... Google 3... Tradicionais 0.

Há décadas a indústria da propaganda vem lembrando o mercado a importância da construção das marcas.
Conhecendo a famosa frase "Toda propaganda deve contribuir para o complexo símbolo que é a marca", uma das principais formas de medir a eficácia de uma estratégia de comunicação continua sendo o recall, ou seja, a lembrança da marca.

Analisando os investimentos publicitários praticos no Brasil, podemos observar que as principais marcas brasileiras e suas devidas agências de publicidade, direcionam a maior parte do seus investimentos em mídias tradicionais como televisão, revistas e jornais.
Pois é, as empresas brasileiras continuam apostando que essas mídias irão contribuir de forma mais relevante para a construção de suas marcas.

Já o Google, a marca mais valiosa do mundo, não compartilha da mesma opinião e é fácil confirmar tal teoria, pergunte a qualquer um: Quem já assistiu um comercial de TV do Google? ou Um anúncio de jornal ou revista?
A resposta será: nunca vi tal peça publicitária...
Entretanto, o contato com a marca Google em reportagens de jornais, revistas, programas de TV e websites... É inevitável...
Tem quem já leu obras literárias sobre a história da empresa.
Convites de amigos para participar do Orkut, Gmail e tantas outras redes sociais.
O Google promove feiras, concursos e outros eventos muito comentados no meio tecnológico e de marketing.
Nada faz lembrar mais a marca Google do que as inusitadas experiências com a utilização de seus produtos e serviços. A primeira busca de nossa residência no Google Maps... foto do satélite e guia de ruas... vai ficar gravada por um bom tempo em nossa memória.

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